sexta-feira, 26 de julho de 2013

QUER VER OS DETALHES DE UM DIÁRIO?

 
Se o título da postagem chamou a sua atenção, quer dizer que você foi tocado pela "curiosidade". Não se preocupe. Isso não é ruim. Como escreveu um escritor norte-americano chamado William Arthur Ward:
 
Curiosidade é o pavio na vela da aprendizagem.         
 
Quem não é nem um pouco curioso, certamente terá dificuldade para aprender, para descobrir coisas novas.
 
Os alunos do 6º ano tiveram a curiosidade despertada quando foram apresentados ao livro do autor norte-americano Jeff Kinney, Diário de um Banana (V & R Editora), para atividades desenvolvidas em conjunto pela Sala de Leitura (Profª Nágila), a Profª Daniela (Português) e o Laboratório de Informática Educativa (Profº Cláudio). Veja a sinopse da obra:


Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos mais altos, mais malvados e que já se barbeiam. Em Diário de um Banana, Greg nos conta as desventuras de sua vida escolar. Em busca de um pouco de popularidade (e também de um pouco de proteção), o garoto se envolve em uma série de situações que procura resolver de uma maneira muito particular. No primeiro livro da coleção, o autor e ilustrador Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável e encantador. Um garoto comum às voltas com os desafios da puberdade.





Afinal de contas, quem não gostaria de dar uma olhadinha nas páginas do diário de um garoto do 6º ano do ensino fundamental? Aliás, diário não. Como diz o protagonista Greg Heffley, é um livro de memórias...

 O primeiro contato dos alunos com o Greg foi na Sala de Leitura, com a leitura compartilhada da obra, feita por meio da  projeção do arquivo disponibilizado pela própria editora, com as 20 páginas iniciais do livro (clique aqui para ler).

Depois de conhecer Greg Heffley, sua família, seu melhor amigo Rowley e sua escola, os alunos compartilharam as aventuras e desventuras de Greg quando fizeram a leitura do restante da obra em duplas, no Laboratório de Informática Educativa.

 
 
 
 


Para aumentar a curiosidade, as turmas assistiram ao Diário de um Banana - o filme, e puderam perceber as diferenças entre a linguagem literária e a linguagem cinematográfica.

E se o livro e o filme são divertidos, apesar de diferentes, por que não saber como é que uma história sai das páginas para o cinema? Greg Heffley reapareceu na Sala de Leitura, dessa vez com a leitura compartilhada, com projeção na tela, de alguns trechos do livro Diário de um banana - o livro do filme, de Jeff Kinney. Assim, todos puderam saber como Jeff criou o personagem Greg, como Zachary Gordon conseguiu o papel principal, o que o diretor Thor Freudenthal tem em comum com Greg, o que é necessário para fazer um filme, como foi criado o grande vilão da escola, entre outras coisas.






Que nada dá certo para Greg Heffley todo mundo já sabe mas, o que ninguém sabe é como ele foi parar em um filme. Em Diário de um Banana: O livro do filme, o autor Jeff Kinney nos conta tudo o que rolou para que o personagem mais querido dos livros fosse para as telonas. A escolha do elenco, a locação das filmagens, o processo de produção e mais curiosidades de bastidores são contados de forma descontraída e leve, assim como nos livros da série. Afinal, até um Banana pode virar uma estrela de Hollywood.








Os alunos puderam comparar a cena inicial no filme e no roteiro...

E perceber a principal diferença entre escrever um livro e fazer um filme

Depois de compartilhar tantas histórias com o Greg, os alunos puderam se colocar no lugar do personagem quando fizeram algumas das sugestões do livro Diário de um Banana - faça você mesmo.

 







Escreva seu próprio diário e seja um Banana  você também! Com mais conteúdo e histórias engraçadas, a nova edição de Diário de um Banana: Faça você mesmo ficou ainda mais divertida! E lembre-se: depois de preenchê-lo, guarde seu livro em um lugar seguro, pois quando você se tornar rico e famoso, isto aqui vai valer uma fortuna.

Entre as atividades, um teste de personalidade divertido...



E a criação de uma tirinha inspirada na grande ideia do  Rowley.


Encerrando a participação de Greg Heffley, a Profª Daniela (Português) e a POSL Nágila elaboraram algumas questões sobre as leituras e o filme, disponibilizadas no ambiente do Edmodo e respondidas pelos alunos no Laboratório de Informática Educativa .

E então? Depois de conhecer um pouco do diário das atividades, quer dar uma espiadinha no Diário de um Banana?







 
 

Um comentário: