segunda-feira, 15 de julho de 2013

POEMAS E CIBERPOEMAS DE AMOR



Mesmo com um intervalo de mais de 150 anos, o sentimento continua o mesmo. O que muda é a maneira de mostrá-lo. Confira!

Do passado, um poema de amor:


O que é - Simpatia



(A uma menina)

Simpatia - é o sentimento
Que nasce num só momento,
Sincero, no coração;
São dois olhares acesos
Bem juntos, unidos, presos
Numa mágica atração.

Simpatia - são dois galhos
Banhados de bons orvalhos
Nas mangueiras do jardim;
Bem longe às vezes nascidos,
Mas que se juntam crescidos
E que se abraçam por fim.

São duas almas bem gêmeas
Que riem no mesmo riso,
Que choram nos mesmos ais;
São vozes de dois amantes,
Duas liras semelhantes,
Ou dois poemas iguais.

Simpatia - meu anjinho,
É o canto do passarinho,
É o doce aroma da flor;
São nuvens dum céu d'Agôsto,
É o que m'inspira teu rosto...
- Simpatia - é - quase amor!





Casimiro de Abreu


(Poeta do Romantismo brasileiro, nasceu em 1839 e faleceu de tuberculose aos 21 anos, em 1860. Escreveu um único livro de poesias, chamado Primaveras, onde se encontra seu poema mais famoso, “Meus oito anos”. Seus versos agradam pelo ritmo cantante, pela expressão fácil e pelos temas, muito comuns aos poetas de sua época. 
Para saber mais sobre o autor, leia:


Do presente, um ciberpoema de amor:


Quando

Quando você me clica,
quando você me conecta, me liga,
quando entra nos meus programas, nas minhas janelas,
quando você me acende, me printa, me encompassa,
me sublinha, me funde e me tria:

Meus caracteres esvoaçam.
meus parágrafos se acendem,
meus capítulos se reagrupam,
meus títulos se põem maiúsculos,
e meu coração troveja!


Sérgio Caparelli

Retirado do livro: 33 ciberpoemas e uma fábula virtual. Porto Alegre: L&PM, 2012, p. 18

(Para saber mais sobre Sérgio Caparelli e se divertir e emocionar com seus ciberpoemas, conheça o site do autor em http://www.capparelli.com.br/)

2 comentários:

  1. ola professora tudo bem? então estou aqui para perguntar se são estes os poemas que talvez a vanessa vá falar la no SARAU?

    Ester M.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ester! Não são esses poemas não. Como os temas destacados na apresentação serão os contos de mistério e horror e as HQs, os poemas também focalizarão esses assuntos. E não será apenas a Vanessa a declamar. Já temos outros voluntários... Bjs

    ResponderExcluir