segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Ditadura Militar - Imagens e Mensagens



No 3º bimestre de 2014, os alunos de 9º ano desenvolveram atividades para o projeto interdisciplinar DITADURA MILITAR - IMAGENS E MENSAGENS, sob a coordenação da Professora Neuza Carvalho (História) e que envolveu os também professores de História Carol Sevilha e Willian Sartório, o professor de Artes, Elias, e a professora da Sala de Leitura, Nágila.
O projeto foi finalizado com uma exposição montada no dia 12 de setembro de 2014, que recebeu a visita dos alunos de 7º e 8º anos.
Abaixo, temos dois relatos. O primeiro é de Alexsander dos Santos, aluno do 9º ano que participou do projeto. O segundo, de alunas do 8ª ano, traz os comentários dos visitantes da exposição, suas impressões e aprendizagens proporcionadas pela experiência.


Vinte e um anos de Ditadura Militar num só dia
Por Alexsander dos Santos (9º ano)

Nós, alunos do 9º ano da EMEF Des. Achilles de Oliveira Ribeiro, fizemos um trabalho sobre a Ditadura Militar no Brasil. Com a orientação dos professores, criamos três salas que simbolizam aspectos marcantes daqueles "anos de chumbo".
A primeira sala foi a dos presidentes, onde os alunos explicaram sobre os seguintes temas: economia no período do regime militar, Atos Institucionais, resistência, presidentes de antes e depois do Golpe, as "Diretas Já" e o Golpe Militar propriamente dito. Os alunos monitores que ficaram nessa sala usaram camisa preta e calças jeans para que todos estivessem cientes que deveríamos estar de luto por esses 50 anos da Ditadura.
A segunda sala foi das torturas e repressão. Os alunos monitores usaram roupas e maquiagem para representar os torturados e desaparecidos e também falaram de artistas que faziam músicas camufladas conta a Ditadura, como Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil, entre outros, que foram considerados subversivos. Subversivos eram pessoas que combatiam a Ditadura e queriam o retorno da democracia. Os monitores contaram dos exilados, explicaram o que é censura e para encerrar,  três monitoras cantaram a música "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré.
Na terceira sala, os alunos montaram uma discoteca dos anos 60 aos 70. Eles ensaiaram danças famosas da época, se vestiram como as pessoas daquele tempo e explicaram que a sala representava as pessoas que só queriam se divertir e eram desligadas ou desinformadas dos problemas sociais e políticos do país, os denominados "alienados".
Eu achei muito boa a experiência do projeto sobre a Ditadura Militar para não só aprendermos sobre esse tema, mas também para não deixarmos esse regime voltar. Devemos ter nosso direito de expressar e argumentar como queremos. Se temos direito à liberdade, podemos conquistar muito mais.


Alexsander dos Santos preparando material da exposição com suas colegas Ana e Letícia


Apresentação sobre a Ditadura Militar

"A apresentação dos 9ºs anos sobre a Ditadura Militar foi espetacular. Na exposição, a colaboração, a dedicação e o desempenho dos alunos foi excepcional. Eles mesmos explicavam sobre a Ditadura Militar (tema sobre o qual estudaram por aproximadamente 1 bimestre). Foi uma explicação simples e rápida, porém direta. Havia três salas de exposição, sendo que todas elas com cartazes, imagens e com alunos explicando sobre a época da Ditadura. Os alunos estavam todos caracterizados como torturados ou dançarinos da época. (...) Parabenizamos os alunos do 9º ano pela grande apresentação."
(Vanessa Manastella e Fernanda Rosa)

"A Ditadura Militar ocorreu no Brasil de 1964 a 1985. Durante a Ditadura Militar a população não podia escolher seus representantes, as manifestações e as passeatas eram considerados crimes e quem as fazia era chamado de subversivo. (...) O governo controlava tudo, desde manchetes no jornal até peças de teatro que muitas vezes desapareciam sem motivo algum. Até canções eram censuradas, fazendo com que artistas tivessem que mudar de nome. Jornalistas, artistas e até mesmo pessoas normais que eram consideradas suspeitas desapareciam e eram torturadas; às vezes, morriam."
(Caroline G. de Andrade, Mariana Araújo e Karen Lira)

Professora Carol Sevilha recepcionando os alunos Vanessa, Augusto, Pablo e Guilherme na visita à exposição.


***

Outras imagens e a descrição do projeto podem ser vistas na apresentação abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário