Alunos do 9º ano realizaram visita educativa ao Memorial da Resistência, no dia 01/09/2015. Os trechos dos relatos de Vinícius Sobrinho (9º B) e Ygor Montmor (9º C) descrevem a experiência de visitar um dos locais mais emblemáticos do Regime Militar no Brasil, cenário de torturas e outras violências durante o período de repressão.
“A ida ao Memorial da Resistência foi uma experiência importante para mim, pois me fez entender um pouco mais sobre o regime militar, como, onde e porque ocorriam as torturas. Vi lá que em apenas um de muitos DOPS (Departamento da Ordem Política e Social) houve muitos registros de desaparecidos e de mortos. Mostraram-nos 4 celas, 1 corredor e 2 salas. Na primeira sala em que entramos tinha fotografias e acontecimentos escritos nas paredes (...) o mais interessante foi as celas, pois ficamos sabendo de coisas que aconteceram (...) na 2ª cela havia máscaras de papel na parede e em cada uma havia um nome completo e um vidro com informações; na 3ª cela, havia mais detalhes como colchonetes, privada, pia etc, e também muitos nomes e datas de prisão (...) na 4ª cela havia fones para escutarmos depoimentos de vítimas desta injustiça. (...) Apesar da grande maioria de tudo ter sido reconstituído (os policiais que trabalhavam lá demoliram, pois é crime fazer tortura de qualquer forma), foi muito bom conhecer um pouco mais da história brasileira.” (Vinícius Sobrinho)
“Disseram coisas que me chamaram a atenção no museu. Me surpreendi como eram críticas as situações que eles ficaram depois de presos por acusações sem fundamento; uma simples opinião levar para a prisão. No museu, achei muito interessante as celas, o lugar onde eles tomavam banho de sol, os depoimentos gravados, as pessoas importantes que passaram por lá.” (Ygor Montmor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário