segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

II ENCONTRO DOS MEDIADORES: uma tarde de poesia, música, dança e grafite no CEU São Rafael

A EMEF Achilles participou do evento com seus mediadores e convidados do Projeto Atitude e Expressão, fazendo apresentações de poemas, capoeira, rap e  grafite. O II Encontro dos Mediadores de Leitura da DRE São Mateus aconteceu no dia 22/09/2015, contou com a participação de cerca de 400 alunos de 25 escolas da região, além do Professor  Mestre Vinebaldo Aleixo, especialmente convidado para conversar com os jovens sobre o tema do evento: Etnicidade, Literatura e Juventude. 
A POSL Izabel e os mediadores da EMEF Nicoleto foram os responsáveis pelo acolhimento dos participantes, com músicas e a apresentação dos gritos de confiança de cada escola, quando os grupos de mediadores demonstraram  sua criatividade.  Seguiram-se as apresentações artísticas e os relatos dos mediadores das EMEFs.
A EMEF Achilles participou com os convidados do Projeto Atitude e Expressão, coordenado pelo Professor Willian Sartório. A aluna Alanys declamou um poema de sua própria autoria. A dupla Jonatan e Ingrid cantou o rap "Sono Profundo", composto por ele.
Os mediadores de nossa escola fizeram uma intervenção artística que reuniu  percussão e capoeira para acompanhar a declamação de poemas com a temática da etnicidade. Um dos textos, declamado por todos os mediadores, é de Márcio Barbosa:




NOSSA GENTE

nossa gente também veio
pra ser feliz e ter sorte

nossa gente é quente
é bela e forte

mas às vezes essa gente
passa, inconsciente

sofre, mas não se mexe
ri, mas não se gosta

nossa gente inconsciente
sofrendo, fica fraca

nem vê que por dentro ainda
traz a força da mãe África

não vê que pode vencer
pois tem energia nos braços

e pode ter liberdade
alegria e espaço

superando a pobreza
socializando a riqueza

inventando unidade
solidariedade, abraços

nosso povo é lindo
nosso povo é afro

e perfeito vai destruindo
ódios e preconceitos

"esse povo negro
que se diz moreno"

com suas cores, com seu jeito
é um povo pleno

nossa gente é ventania
é ousadia, é mar cheio

nossa gente também veio
pra ser feliz e ter sorte



Para finalizar uma tarde  cheia de criatividade, entusiasmo e aprendizagens, cada um dos mediadores recebeu de presente uma sacola com um livro, um marcador especial e um caderno de memórias do evento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário