A apresentação dos TCAs 2015 na EMEF Achilles possibilitou muitas reflexões a respeito de projetos de pesquisa e da cidadania. A maior parte dos projetos apresentados focalizou a desigualdade social em seus vários aspectos: saúde, educação, cultura, lazer, transporte. Outros grupos trouxeram para o debate outros temas complexos e significativos: drogas lícitas e ilícitas, maioridade penal, gravidez na adolescência e bullying.
A discussão de todos os temas foi trazida com a utilização de linguagens como teatro, vídeo, HQ, maquetes. Entre os trabalhos apresentados, destacaram-se aqueles que trataram da Desigualdade Social na Educação (9º ano B), no Lazer e Esporte (9º ano B) e o Acesso à Leitura (9º ano A), pois, além das pesquisas consistentes sobre os temas escolhidos, apresentaram propostas de intervenção social, demonstrando um olhar apurado sobre as demandas da comunidade em que a escola está localizada.
Como representante da EMEF Achilles na II Mostra de Trabalhos Colaborativos de Autoria da DRE São Mateus 2015, realizada no dia 25 de novembro de 2015, no CEU Sapopemba, foi eleito o projeto apresentado pelo grupo do 9º ano A: O acesso aos livros e leitura no Jd. Imperador. Pelo tema abordado - a leitura -, o grupo foi convidado também a expor o trabalho no Encontro de Formação de Professores Orientadores da Sala de Leitura (POSL) da DRE São Mateus, no dia 04/12/2015.
Para realizar o trabalho, orientado pela POSL Nágila com a colaboração do professor Elias, a equipe aplicou questionários para jovens de 3 escolas da região, entrevistou donos de bancas de jornal e moradores do bairro, chegando à conclusão de que uma parte significativa dos jovens pode ser considerada como leitor, mas que a concorrência com as redes sociais é muito grande, além de ficar evidente a dificuldade no acesso aos livros na comunidade, já que não existem bibliotecas nas proximidades.
O produto final da pesquisa é um telejornal, o Achilles Expresso Edição Especial - Leitura, que pode ser assistido abaixo. Confira as fotos das apresentações dos trabalhos e, em seguida, o vídeo com o telejornal produzido pelo grupo.