Os mediadores Lucas e Guilherme (à esquerda) acompanham e participam da Oficina de HQ |
Museu da Língua Portuguesa realiza Oficina de Histórias em Quadrinhos para os alunos do 7º ano
Nos dias 15 e 17 de
abril, os alunos do 7º ano participaram de uma Oficina de Histórias em
Quadrinhos oferecida pelo Educativo do Museu da Língua Portuguesa. Ao todo, 80
alunos puderam conversar com as educadoras Vivian e Patrícia sobre Histórias em
Quadrinhos (HQ) e participar de atividades de criação e adaptação de tirinhas,
além de uma rápida visita à Exposição Narrativas Poéticas. A Oficina foi
elaborada especialmente para os alunos da EMEF Achilles, como parte de um
projeto interdisciplinar desenvolvido pelas Professoras Mirtes (Português),
Nágila (Sala de Leitura) e pelo Professor Elias (Artes).
A experiência de um
passeio escolar para um local que existe há décadas foi ótimo para os alunos
dos 7ºs anos.Os alunos só falaram bem em relação ao Museu e aos educadores e
gostariam de participar novamente desse tipo de atividade. A oficina foi o que
mais chamou a atenção, pois não tinham
vivenciado essa nova experiência de estar em um lugar diferente. As
educadoras também ajudaram muito, pois souberam ouvir e atender a todos os
pedidos, o que foi muito legal para os alunos porque se sentiram livres para
opinar e sair da rotina da sala de aula. Parte dos alunos voltou ao Museu no
dia 06 de junho, para fazer uma visita educativa e vivenciar novas formas de
artes, músicas, entre outras. Para eles, o Museu da Língua Portuguesa está de
parabéns por seu desempenho e por recebê-los de braços abertos.
A experiência dos Mágicos da Leitura como monitores da visita educativa
A visita de 17 de
abril foi acompanhada por nós, Mágicos da Leitura (Jovens Mediadores de
Leitura), Lucas e Guilherme. Os alunos entrevistados nos disseram que na hora
da entrada ficaram fascinados com a estrutura do Museu. Então, explicamos um pouco da história do museu, do mesmo jeito como nos disseram quando visitamos pela
primeira vez. O prédio foi construído para ser uma estação de trem, que existe
até hoje: a Estação da Luz. Foi proposto
o desafio: se eles conseguiriam achar a data em que o prédio foi inaugurado. Muitos
não conseguiram, mas depois mostramos para todos onde estava a data. Foi uma ótima sensação de
todos estarem prestando atenção não só na gente, mas nos educadores também. Mas
se já sabiam o ano, eles queriam saber um pouco sobre a história do Museu. Falamos
que na verdade o prédio não foi inaugurado em 1900 como estava em volta do
relógio, porém em 1901 por causa de um
incêndio. Já que a data estava feita, deixaram desse jeito, pois ficaria mais
trabalhoso refazê-la. No caminho de volta para a escola, fizemos mais e mais
perguntas, mas não era preciso: os alunos já estavam comentando várias coisas
sobre como gostaram do passeio. Uns diziam que queriam ir novamente, outros
falaram que a melhor parte do Museu era a oficina. No entanto, o mais comentado
era o ótimo desempenho das educadoras, o bom desempenho dos mediadores e até
falavam que lá é um perfeito lugar para encontrar amigos.
Veja abaixo um resumo com as fotos da Oficina.
Veja abaixo um resumo com as fotos da Oficina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário