terça-feira, 8 de julho de 2014

Histórias em Quadrinhos (HQ) no Museu e na Escola

Por Lucas Pereira e Guilherme Renan da Silva


Os mediadores Lucas e Guilherme (à esquerda) acompanham e participam da Oficina de HQ

Museu da Língua Portuguesa realiza Oficina de Histórias em Quadrinhos para os alunos do 7º ano


Nos dias 15 e 17 de abril, os alunos do 7º ano participaram de uma Oficina de Histórias em Quadrinhos oferecida pelo Educativo do Museu da Língua Portuguesa. Ao todo, 80 alunos puderam conversar com as educadoras Vivian e Patrícia sobre Histórias em Quadrinhos (HQ) e participar de atividades de criação e adaptação de tirinhas, além de uma rápida visita à Exposição Narrativas Poéticas. A Oficina foi elaborada especialmente para os alunos da EMEF Achilles, como parte de um projeto interdisciplinar desenvolvido pelas Professoras Mirtes (Português), Nágila (Sala de Leitura) e pelo Professor Elias (Artes).
A experiência de um passeio escolar para um local que existe há décadas foi ótimo para os alunos dos 7ºs anos.Os alunos só falaram bem em relação ao Museu e aos educadores e gostariam de participar novamente desse tipo de atividade. A oficina foi o que mais chamou a atenção, pois não tinham  vivenciado essa nova experiência de estar em um lugar diferente. As educadoras também ajudaram muito, pois souberam ouvir e atender a todos os pedidos, o que foi muito legal para os alunos porque se sentiram livres para opinar e sair da rotina da sala de aula. Parte dos alunos voltou ao Museu no dia 06 de junho, para fazer uma visita educativa e vivenciar novas formas de artes, músicas, entre outras. Para eles, o Museu da Língua Portuguesa está de parabéns por seu desempenho e por recebê-los de braços abertos.

A experiência dos Mágicos da Leitura como monitores da visita educativa


A visita de 17 de abril foi acompanhada por nós, Mágicos da Leitura (Jovens Mediadores de Leitura), Lucas e Guilherme. Os alunos entrevistados nos disseram que na hora da entrada ficaram fascinados com a estrutura do Museu. Então, explicamos  um pouco da história do museu, do mesmo jeito  como nos disseram quando visitamos pela primeira vez. O prédio foi construído para ser uma estação de trem, que existe até hoje: a Estação da Luz.  Foi proposto o desafio: se eles conseguiriam achar a data em que o prédio foi inaugurado. Muitos não conseguiram, mas depois mostramos para todos  onde estava a data. Foi uma ótima sensação de todos estarem prestando atenção não só na gente, mas nos educadores também. Mas se já sabiam o ano, eles queriam saber um pouco sobre a história do Museu. Falamos que na verdade o prédio não foi inaugurado em 1900 como estava em volta do relógio, porém  em 1901 por causa de um incêndio. Já que a data estava feita, deixaram desse jeito, pois ficaria mais trabalhoso refazê-la. No caminho de volta para a escola, fizemos mais e mais perguntas, mas não era preciso: os alunos já estavam comentando várias coisas sobre como gostaram do passeio. Uns diziam que queriam ir novamente, outros falaram que a melhor parte do Museu era a oficina. No entanto, o mais comentado era o ótimo desempenho das educadoras, o bom desempenho dos mediadores e até falavam que lá é um perfeito lugar para encontrar amigos.

Veja abaixo um resumo com as fotos da Oficina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário